Primeiro passo o famigerado Plano de Negócios: O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida.
No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
O ponto comercial é um dos segredos do sucesso de muitas empresas, mas poucos empreendedores sabem disso. Se a localização do negócio não for adequada, pode levar até mesmo ao fechamento das portas.
Para o empresário que deseja abrir um consultório de psicologia, ele precisa levar em consideração alguns aspectos, como por exemplo as possibilidades de mercado e o potencial de renda per capita da região, perfil do público alvo, aluguel, vizinhança e outros pontos importantes. Além disso, o empreendedor deve buscar locais que estão localizados próximos a centros comerciais, onde apresenta uma boa visibilidade e um grande fluxo de pessoas. Pensar em questões de acessibilidade também é fundamental e por isso, estar localizado perto de estacionamentos, metrôs e pontos de ônibus.
Contratar colaboradores. A contratação de colaboradores para abrir um consultório de psicologia dependerá, fundamentalmente, de dois fatores: necessidade e tamanho do empreendimento. Inicialmente, o empresário pode atender sozinho, porém se a demanda pelo serviço for grande, é possível contratar uma pessoa para fazer o atendimento e até mesmo chamar outro profissional de psicologia para dividir o local.
Nessa etapa, é importante fazer uma boa pesquisa e contratar aqueles profissionais que estão aptos para atuar na determinada área. Questões como atendimento ao cliente, equilíbrio emocional, capacidade de identificação de necessidades e agilidade no atendimento são itens indispensáveis.
Estrutura e equipamentos para abrir um consultório de psicologia.
Neste espaço, deverão ser distribuídos os setores de recepção, banheiros, salas de atendimento e uma área administrativa. Alguns dos equipamentos necessários são: Poltronas e cadeiras para a área de espera; Porta revistas; Porta guarda chuva; TV de LCD; Poltronas e divãs para pacientes; Itens de decoração; Mesa de apoio ao paciente; Móveis para arquivos e suprimentos; Computadores, impressoras e telefone.
Faz sentido?
Compartilhe esta postagem.