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E aí Psi! Você sabe como cobrar?

Pesquise em sua cidade o quanto é pago em serviços de psicologia, tendo o cuidado de “mirar” no público mais alinhado à sua meta de faturamento; outro ponto importante aqui é lembrar que você não atenderá sua cidade toda, de forma que você poderá restringir a população levantada ao segmento social que pode contratar seus serviços;

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Psicólogos com mais experiência não necessariamente atendem com mais qualidade ou mesmo inovação. Se você está chegando ao mercado agora, empenhe-se a ser o melhor para o seu cliente e balize o preço de seu atendimento no quanto o seu serviço impacta positivamente na qualidade de vida do seu cliente. Levante o que e como os psicólogos de sua região têm feito e quais as oportunidades que podem ser exploradas (que diferença teria entre um psicólogo com um ano de experiência de um que há dez anos repete os mesmos métodos aprendidos no primeiro ano de trabalho?);⁠

Verifique o quanto pagam os planos de saúde, quanto é o volume de atendimentos que você está disposto a realizar e se o valor pago compensa (lembrando que para atender via plano você tem todas as obrigações e despesas de criar uma pessoa jurídica).

Atender via convênios de saúde é uma decisão que cabe a você e tem se mostrado cada vez mais desvantajosa financeiramente. Muitos profissionais optam por esse caminho para adquirirem experiência e construir uma reputação, mas essa experiência e reputação serão com o público-alvo que você deseja alcançar depois? ⁠

A experiência me convence de que é quase como se você arrumasse um emprego de baixo salário (lembrando que para atender via plano você tem todas as obrigações e despesas de criar uma pessoa jurídica);⁠

Caso o seu trabalho seja focado em pessoas jurídicas, seja ele de consultoria, terceirização ou prestação de serviços, segue a mesma lógica de apuração e levantamento de dados, sabendo que esse mercado exige um aparato legal, burocrático e tributário que deve ser considerado na precificação. Com base nas informações levantadas, estabeleça o seu plano de ação, assumindo que quem tem que protagonizar sua carreira e o quanto ela produzirá em dinheiro é você mesmo! E o ponto de partida é a META DE FATURAMENTO!

Tanto uma quanto outra forma de cálculo se aplica a qualquer modalidade de serviço a ser executada, seja o atendimento clínico cliente – terapeuta, atendimentos de grupo ou serviços prestados para empresas; é só uma questão de adaptação. A partir do estabelecimento da SUA meta de faturamento vamos ajustando as variáveis, considerando os custos, impostos, preço da concorrência, formas de trabalho, adesão do público, etc.

É importante frisar que sua meta pode (e deve) ser estabelecida e colocada em prática de maneira escalonada. Ou seja, no curto prazo, pode estar em um patamar; evoluindo no médio prazo para um novo montante e, no longo prazo, alcançar o topo desejado.

Há outro cálculo que devemos conhecer e levar em conta ao estabelecermos nossos preços, que é o “homem-hora”. Quando somos trabalhadores assalariados, a base de cálculo da remuneração é de 220 horas (44 horas semanais mais descanso remunerado). Ou seja, se o salário bruto de um trabalhador é R$ 6.200,00, seu “homem-hora” é de R$ 28,18 (R$ 6200/220).

Por que devemos saber isso? Para o caso de você hoje ser empregado e ter uma base de comparação do seu salário com o que poderia faturar como autônomo;

Para o caso de você ser autônomo, você dividir seu faturamento total e saber o quanto sua hora tem valido;

Para quando você for realizar uma atividade preparatória para algum evento, saber o quanto essas horas custaram e poder embuti-las no preço final (uma palestra ou workshop, por exemplo).

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