sua-clinica-psi-logotipo

Relacionamento destrutivo, nocivo, abusivo. O que é?

Podendo ser nomeado de diversas formas, como: relacionamento abusivo, destrutivo, nocivo ou tóxico, esse tipo de relacionamento tem efeitos nocivos na qualidade de vida, na saúde mental e física, para quem está em um relacionamento com características abusivas.

Quer saber como identificar um relacionamento abusivo? Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre relações abusivas. Saiba também sobre as características dos envolvidos na relação.

Relacionamento abusivo é toda e qualquer relação que ultrapassa os limites estabelecidos na relação. Isso inclui, não somente os relacionamentos amorosos, mas inclui também os relacionamentos familiares, as amizades, e o ambiente de trabalho. De um modo geral, toda e qualquer relação pode se tornar abusiva.

Nessa relação o abusador causará mal-estar ao outro, desvalorizando-o com atitudes egoístas, possessivas, ultrapassando limites e regras da relação.

Quem sofre o abuso, sofre com a perda de sua privacidade, de sua liberdade e tem sua individualidade afetada. Com o tempo essas perdas se tornam significativas e o agravamento da relação causará sofrimento à pessoa que sofre o abuso.

O abuso na relação se inicia de forma gradativa, são pequenos comportamentos que ao longo do tempo se tornarão intensos. Muitas vezes, o abusado não consegue perceber a mudança.

A dificuldade está em perceber que a relação mudou, o que antes parecia agradável, se tornou problemático e confuso.

O abusado se sente culpado e passa a mudar seus comportamentos para evitar as críticas e cobranças que o abusador faz. E fica em dúvida se a relação é boa ou ruim, perdendo sua capacidade crítica dos fatos e de sua própria conduta.

Características consideradas abusivas podem de alguma forma acontecer com qualquer indivíduo. Porém, em um relacionamento abusivo a frequência é muito maior.

Vale destacar que por mais que o abusador pareça arrependido, ele repetirá o mesmo comportamento inúmeras vezes.

Existe consequência para quem vivencia uma relação abusiva?


O individuo que vivência uma relação abusiva por muito tempo pode ter consequências traumáticas, prejuízos físicos, sociais e desenvolver transtornos psicológicos, tais quais: ansiedade, estresse, depressão, síndrome do pânico.

Características de um relacionamento abusivo:


Um relacionamento abusivo pode acontecer de diversas formas: física, psicológica, financeira, sexual e verbal. É preciso estar atento aos sinais, ao comportamento da pessoa ou até mesmo ao seu, para identificar se você está realmente em um relacionamento abusivo.

  • Invasão de privacidade;
  • Chantagem verbal e emocional;
  • Manipulação;
  • Desvalorização do outro;
  • Ofensas;
  • Ameaças;
  • Agressão física e verbal;
  • Possessividade;
  • Ciúmes excessivo;
  • Impor relação sexual;
  • Afastar amigos e familiares;
  • Quebra de regras e contratos da relação;
  • Causar mal-estar ao outro;
  • Quebra de limites;
  • Controle sobre o outro;
  • Controle financeiro;
  • Imposição de culpa ao outro.

Características do abusador

É possível observar no perfil do agressor que uma parcela significativa apresenta baixa autoestima, depressão e ansiedade.

10 sinais para um relacionamento deixar de ser saudável e tornar-se abusivo

Segundo, o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM).

1. Seu parceiro já te proibiu de frequentar algum lugar. Seja bar, academia ou algum curso.

2. Seu parceiro não te proibiu, mas fez chantagem emocional para que você se sentisse culpada, caso fizesse aquilo.

3. Durante as brigas, ele(a) acabava jogando a culpa para você e no final de tudo você sempre acabava pedindo desculpas.

4. Fez você pensar que sua felicidade dependia dele(a).

5. Seu parceiro tentou te afastar de pessoas que você gosta.

6. Seu parceiro te proibiu de falar e manter contato com alguém.

7. Seu parceiro te proibiu de postar algum tipo de foto.

8. Seu parceiro te proibiu de dançar sem ele(a).

9. Tem ciúmes exagerado e se exalta em discussões.

10. Já tentou te diminuir em alguma situação.

Jacqueline Platero é Psicóloga (CRP 06/159679) com foco em tratamento para ansiedade e relacionamentos abusivos. Atua na região central de SP próximo ao metrô Paraíso. Pós-graduanda em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae, Graduada em Psicologia, pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e em Recursos Humanos pela Universidade de Guarulhos (UNG). Possui experiência em atendimento clínico de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Realiza atendimentos presenciais e on-line.

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba nossas novidades

Explore mais

Como Desenvolver a Autoestima

Autoestima é um conceito psicológico que se refere à avaliação que uma pessoa faz de si mesma, considerando suas habilidades, características físicas e emocionais, e

Você quer impulsionar seu negócio?

Entre em contato e saiba como.

sua-clinica-psi-impulsione-sua-marca
Fale Conosco
Sua Clínica PsiWhatsApp
Send this to a friend